10 Dicas para mandar bem em seus estudos e ter boas notas nas provas
10 Dicas para mandar bem em seus estudos e ter boas notas nas provas
Fala galera beleza? Bom resolvi escrever esse post para passar umas dicas que eu passei a usar na minha rotina de estudos na graduação de Engenharia Física na Unila.Depois de algum tempo na graduação, tive de buscar algumas maneiras de melhorar e otimizar o meu tempo de estudos, além disso ter vontade de estudar por horas, 40min de estudo intensivo e 20min relaxando (seja comer algo, da uma volta etc.) isso me ajudou muito a melhorar nos meus estudos e na absorção do conteúdo.
Um dos grandes problemas que tive (ainda tenho) nem sempre foi a falta de tempo, mas sim a motivação, ou os dois juntos. A arte da procrastinação
começa com aquela famosa situação em que você abre todos os livros,
separa as canetas, faz um cronograma de estudo, checa as redes sociais,
enche a garrafinha de água, olha o e-mail, faz carinho no cachorro, olha
a caixa de correspondências do prédio inteiro, passa na cozinha para um
lanchinho e por aí vai, até que o tempo acaba e você fez tudo, menos
estudar. Acredito que muitos de vocês passam por isso.
Bom segue 10 dicas que selecionei para tentar lhe ajudar a otimizar seus estudo:
Separei 10 dicas infalíveis (ou quase), para que você possa otimizar os seus estudos e mandar bem nas provas, confira!
1. Faça um cronograma
Um que você vá cumprir, de preferência. Assim que for recebendo as
tarefas, encaixe-as no cronograma e divida o tempo da maneira mais
proveitosa, de forma que você saiba que vá fazer e não uma missão
impossível. Ter uma agenda pode te ajudar com as datas para que você não
descubra nenhuma prova cinco minutos antes da mesma começar (para ela
funcionar só não pode esquecer de anotar, né?).
2. Não acumule a matéria
“Vou deixar para estudar no dia anterior para não esquecer nada.”
Quem nunca? Pois é, mas o ideal é não deixar acumular e ir estudando o
conteúdo ao longo das aulas, assim você só revisa antes da prova. Muitos
preferem dar uma lida na matéria antes mesmo da aula referente ser
lecionada, o que faz com que você tenha um interesse maior (pois já tem
uma noção do conteúdo), possa tirar dúvidas e comece a criar conexões
entre o que leu e o que o professor fala.

Fonte: mysciencework.com
3. Faça anotações
Muitos preferem só ler o conteúdo e não perder tempo anotando, mas as
anotações podem ser importantes. Não precisa copiar o livro inteiro ou
todos os slides, apenas aquilo que você achar relevante e a sua
interpretação sobre o que leu. Escrever do seu jeito é mais fácil de
lembrar do que tentar decorar aquele parágrafo técnico do livro. Outras
anotações importantes são aquelas que você faz em sala de aula e enche o
caderno de asteriscos vermelhos. Elas te ajudam a compreender melhor a
matéria e ainda evitam que você durma ou viaje na maionese enquanto o
professor explica. Dica: se o professor passa os slides para você
estudar, não copie os slides, copie o que ele fala e que não está nos
slides. Copiar os slides pode te fazer perder o foco da aula e é
irrelevante se ele vai passar o material depois.

Fonte: realmeindia.com
4. Durma bem e faça atividade física
Quem sou eu para dizer que você precisa ter uma boa noite de sono ou praticar atividades físicas?. Mas o assunto é sério. O sono é tão traiçoeiro que se você passa algumas noites sem dormir

Fonte: realmeindia.com
5. Encontre seu ambiente de estudo
Encontre um lugar em que você possa estudar. Alguns conseguem concentrar com música, enquanto outros só conseguem aprender em locais extremamente silenciosos. Outro caso é quando você está em um ambiente barulhento e usa a música para abafar os sons ao redor. Uns preferem grupos de estudo e outros estudar sozinho. Descubra em qual situação você consegue fixar mais conteúdo.

Fonte: collegian.tccd.edu
6. Faça pausas
Sabe quando você está arrancando os cabelos porque já tentou resolver um exercício mil vezes e não conseguiu a resposta? Então, é hora de fazer uma pausa para dar uma relaxada e, quando voltar, descobrir seu erro bobo na questão. Ah, não vale assistir um episódio de série a cada dez minutos de estudo!

Fonte: facilething.com
7. Faça associações
Quem nunca decorou as iniciais de uma lista enorme de itens que
cairiam na prova, fez musiquinha ou formou palavras/frases com as
variáveis das fórmulas? O ato de fazer associações te ajuda a lembrar.
Não só os famosos macetes, mas associar o conteúdo, entender o que você
está lendo, entender o raciocínio ao invés de decorar fazem toda a
diferença. No ciclo básico da engenharia temos a mania de só querer
jogar na fórmula para achar a resposta, mas entender o conteúdo é
essencial.

fonte: vectorstock.com
8. Dê um tempo naquilo que te distrai
Acho que você já entendeu que ficar checando a conversa daquele grupo
no Whatsapp a cada dez minutos não vai te ajudar a otimizar seu tempo.

Fonte: lakeshorebranding.com
9. Cinco minutinhos
Não, nada de função soneca ou de mais cinco minutos no Facebook.
A técnica dos cinco minutos consiste em aceitar o desafio de começar
uma tarefa e realizar durante cinco minutos. É o pontapé inicial, após
cinco minutos você tem mais chances de continuar fazendo e até
mesmo terminar a tarefa.

Fonte: seacons.com.br
10. Não tente passar você mesmo para trás
Se você estabelece duas horas de estudo e passa meia hora bordando um
gráfico no caderno para não precisar fazer todos os exercícios, saiba
que o único prejudicado na história é você.
Ninguém pode aprender ou fazer a prova por você, então todo aquele
tempo que você passa enrolando poderia ser usado a seu favor. Sentiu uma
pontinha de culpa? Não faz mal, a culpa é o primeiro passo para você
começar a estudar.

Fonte: gupsa.org.au
11. Bônus!
Se você já tentou de tudo e não consegue concentrar na matéria, procure um jeito diferente de estudar. Você também pode apelar para vídeos, esquemas e outros meios. Use suas melhores habilidades no processo de aprendizado.
Como é sua rotina de estudo? Você usa alguma técnica diferente?
Comentários
Postar um comentário