Aluno da USP desenvolve veículo para resgates em parceria com a Ford
Arthur Menezes Murcia, recém-formado no curso de Design pela
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, idealizou um veículo
inovador específico para resgates e emergências em parceria com a
empresa Ford. O projeto foi seu trabalho de conclusão de curso (TCC)
apresentado na FAU no dia 11 de dezembro.
A ideia sobre o TCC começou com uma investigação dos veículos
denominados Autocomando de Área, especializados no atendimento de
pequenas ocorrências urbanas, acidentes e salvamentos. Esses meios de
transporte são os primeiros a chegar nos locais de emergência. “Eu
pesquisei esses veículos e analisei como podia melhorá-los. Foquei no
conforto interno dos usuários dentro do carro e na usabilidade do
cockpit, por exemplo”, comenta Arthur.
Uma das mudanças que o estudante fez foi a alteração do local do
botão que liga a sirene do carro. “No meu projeto, ela é acionável pelo
volante, o que evita que o motorista tenha que tirar as mãos para
ativá-la”, explica.
Quando começou a ter as ideias que se desenvolveriam ao longo do ano,
Arthur estagiava na Ford, fabricante mundial de automóveis. Assim, ele
acordou com a empresa que trabalharia no seu projeto com o apoio de
colegas, estruturas e instrumentos da multinacional. Por exemplo, o uso
da ferramenta de software 3D tornou todo o processo mais simples e
melhor desenvolvido.
Fabio Sandrin, gerente de design da Ford na América do Sul, acredita
na importância do trabalho de Arthur para a sociedade. “O projeto é um
veículo de resposta a catástrofes, ou seja, eventos com impacto social
grande. Um carro com essa finalidade pode ser decisivo no primeiro
atendimento às vítimas, minimizando seus efeitos. O design, nesse caso, é
pensado para auxiliar os operadores no atendimento das vítimas,
facilitando o acesso a ferramentas necessárias”, declara. Além de
Menezes, a Ford apoia projetos estudantis de outros estudantes de várias
universidades, entre as quais está a USP. Segundo Sandri, “a empresa
busca nessas instituições talentos para diversas áreas e plantas.”
Além da ajuda da Ford, Arthur contou com seu orientador, o professor
da FAU Marcelo Silva Oliveira, experiente na área de Design Industrial
com ênfase em Projeto de Veículos, para auxiliar e guiá-lo ao longo de
seu caminho.
Para alcançar o sucesso, o trabalho teve de ultrapassar alguns
obstáculos. “As maiores dificuldades foram relacionadas ao entendimento
do conceito do veículo que se pretendia desenvolver. O plano era fazer
um carro para resgate que servisse para todos os terrenos, mas isso
restringiria muito as nossas opções. Por isso, fomos adaptando o
projeto”, disse o orientador. A ideia final foi a de incrementar a
segurança, comodidade e funcionalidade do Autocomando de Área.
De acordo com a dupla, o diferencial do veículo desenvolvido é o
conforto que ele confere a quem estiver dentro do carro e a praticidade
que disponibiliza à equipe de resgate. Ademais, o veículo é rápido o
suficiente para ser o primeiro a chegar em uma área de emergência.
Fonte: Jornal da USP
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